Home / DEPARTAMENTOS / YOSAKOI-SORAN

Yosakoi Soran

Venha fazer uma visita e conhecer melhor nossas atividades!

Mais informações entre em contato com a secretaria da ANV.

 

 

História: 

A dança que na última década do século XX tornou-se verdadeira “febre” no arquipélago japonês é resultado da união de duas tradições com pitadas de modernidade.

À primeira vista, o observador desinformado pode pensar que o Yosakoi Soran é uma dança folclórica antiga, mas as coreografias e as músicas usadas na dança, apesar de se basearem nas formas tradicionais do Yosakoi Bushi e do Soran Bushi, ganharam arranjos novos, misturando instrumentos típicos japoneses a guitarras, baterias e teclado, com compasso mais acelerado e ritmos contemporâneos, como de pop, de rock e até de hip-hop. Em algumas versões destas músicas, o shamisen (cítara de três cordas tradicional japonesa) é tocado como se fosse uma guitarra ocidental, e há também versões que acrescentaram arranjos e instrumentos típicos de Okinawa, ampliando o leque de variações das mesmas músicas e canções.

Tal atualização de duas tradições fundidas numa só dança agradou os jovens no Japão, e contrariando qualquer expectativa, virou mania e deu vida nova a antigas manifestações de cultura popular.

Yosakoi é uma canção tradicional da província de Kochi. Canta-se sobre o amor secreto entre um monge e uma mulher. Em 1954, um bairro comercial de Kochi criou um festival com o objetivo de estimular a economia local, onde as pessoas dançam ao ritmo do Yosakoi. Para diferenciá-lo de outros festivais, eles tiveram a idéia de usar o Naruko, um objetivo com som parecido com da castanhola, usado para espantar pássaros que vinham às plantações. Yosakoi significa "Yoru ni koi" (venha de noite).

Em 1991, alguns jovens de Hokkaido, ilha ao norte do arquipélago, foram passar um feriado na província de Kochi e lá conheceram o Yosakoi Matsuri, festival folclórico que dura quatro dias em agosto, no qual multidões participam de uma dança chamada Yosakoi Naruko. Encantados com o ritmo e os passos do Yosakoi Naruko, os jovens de Hokkaido decidiram fundí-lo com o Soran Bushi, outra dança tradicional japonesa, típica de Hokkaido. 

O Soran Bushi é uma dança enérgica, que homenageia os pescadores do norte do Japão, com movimentos inspirados na atividade pesqueira. Por sua vez, a música do Soran Bushi não tem nada de romântica, e sua letra exorta os dançarinos-pescadores à luta contra o mar e os elementos para ganhar o pão de cada dia de forma quase heróica, com expressões do tipo “amarre o hachimaki e vá” (o hachimaki é um lenço que é amarrado ao redor da testa quando a pessoa vai fazer um grande esforço -  não apenas serve para reter o suor, como também simboliza o próprio esforço, físico e mental). O resultado desta fusão foi o Yosakoi Soran, uma dança vibrante e envolvente, que exige força e velocidade de seus participantes.

Todo esse trabalho rendeu frutos: hoje, o Festival de Yosakoi Soran é o principal evento de verão de Hokkaido, reunindo mais de 375 equipes com mais de 40 mil dançarinos na capital Sapporo.

No Brasil, o Yosakoi Soran foi introduzido sob a iniciativa do empresário Hideaki Iijima, da Soho Cabeleireiros, que encabeça o Festival Yosakoi Soran anual em São Paulo. Em 2003 ocorreu o 1º Festival de Yosakoi Soran no Brasil, no Grande Auditório da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, contando com a participação de 12 grupos. Na sua 2ª versão, conseguiu reunir mais de 20 grupos no Ginásio do Ibirapuera. Os 3º, 4°, 5º e 6º Festivais foram realizados no Via Funchal.


Grupos Vencedores do Festival:

  1. 2003: Não teve caráter competitivo
  2. 2004: Balé Yuba
  3. 2005: Grupo Sansey
  4. 2006: Grupo Sansey
  5. 2007: Grupo Sansey
  6. 2008: Heisei Naruko Kai

O grupo Sansey consagrou-se campeão máximo do Festival Yosakoi Soran Brasil, sendo o único grupo brasileiro a conquistar o mesmo título mais de uma vez e que representou o país em junho/2008 no Yosakoi Soran Festival, em Sapporo (Japão), em comemoração ao centenário da imigração japonesa no Brasil.


 

Indique esta página a um amigo! Preparar para Impressão



Associação Nikkei de Vitória - ヴィトリア日系協会